quinta-feira, 4 de junho de 2009

DIA 47 - SAN PEDRO DE ATACAMA - VILLAMAR (BOLÍVIA)

01/06/09Acordamos cedo, céu azul. As oito da manhã estávamos na porta da agência que nos levaria para a Bolívia. O ônibus nos levou até a fronteira, subimos a 4000 m, estava um frio de matar. Fizemos a aduana boliviana sem nenhum problema. Os carros já estavam nos esperando para seguir viagem. O nosso grupo era formado por 2 australianas, 1 suica, 1 inglesa e 1 chilena. Fomos em dois carros.

Seguimos para Laguna Blanca, dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa.

O visual é uma coisa de louco, nunca tinha visto nada igual.



É impressionante como as montanhas são gigantescas e na mesma proporcão vem o frio.







Nesse local tomamos um café e seguimos para Laguna Verde. Essa lagoa está a quase 5000 m. Comecei a sentir um pouco de dor de cabeca, tinha tomado uma caneca de chá de coca durante o café da manhã e achei que seria suficiente.





A Lagoa Verde está aos pés do vulcão Lincancabur com seus quase 6000 m. De todos os lugares que passamos até aqui temos sempre a companhia o vulcão.











É difícil descrever em palavras o altiplano Boliviano, nem as fotos mostram a beleza e a vastidão desse lugar. É preciso vir até aqui e conhecer e assim ver e viver tudo isso de perto.










As paisagens são lunáticas, parece que estamos em outro planeta.

















As estradas são péssimas e não existe sinalizacão alguma. É impressionante o número de caminhos em que a estrada se divide. Acho que jamais conseguiria chegar em algum lugar por essas bandas.









Mais alguns kilômetros, inúmeros sacolejos dentro do carro por causas das imensas pedras na estrada, chegamos as termas de Águas Calientes. A água está a 36 graus. Tomei um banho de uns 20 minutos, para sair foi um sufoco, quase congelei! (depois vou colocar a foto para provar que é verdade, kkkk!)






Continuamos seguindo e sempre acima dos 4300 m, com o passar das horas minha cabeca doía ainda mais.









Passamos por vários Geisers no meio do caminho.



























A cada curva uma paisagem mais espetacular do que a outra.






Chegamos a Laguna Colorada, seu tom avermelhado dá um contraste todo especial com as montanhas e as rochas ao redor.






















O céu é tão claro que a lua nos acompanha por boa parte do dia, é realmente uma coisa impressionante.



































Na Laguna Colorada no verão chega a ter mais de 5000 flamingos, nessa época tem poucos pois já migraram para áreas mais quentes.



















Na beira do lago eles colocam os ovos.

















Almocamos no meio da montanha, na base de uma pedra enorme e com o visual da lagoa. Foi uma experiência maravilhosa.























Passamos por alguns vilarejos perdidos no meio do nada, sem energia elétrica e nenhum tipo de recurso em um raio de vários kilômetros, aqui sem dúvida nenhuma superou todos os lugares no quesito "selvagem e inóspito".







Chegamos a Villa Mar, um pequeno amontoado de casas na beira de um córrego onde alguns índios cultivam a "Quinoa". Descarregamos nossas coisas, demos uma caminhada ao redor, não nos deixaram tirar nenhuma foto deles, não gostam disso. Nessa hora a minha cabeca já estava a ponto de explodir, jantamos e no meio do jantar não aguentei e caí na cama, não consegui nem falar, o coracão parecia que ia pular para fora do peito de tanta taquicardia. A "Puna"realmente é de matar. O lugar em que íamos dormir era, simplesmente, um barraco de adobe com telhas de amianto, e a temperatura do lado de fora sempre abaixo de zero. Colocamos todas as roupas, gorros, luvas e tudo mais que tínhamos para tentar esquentar um pouco. Nesse frio todo e a "Puna"quase me matando, imaginem que beleza o meu primeiro dia no altiplano. Rolamos na cama a noite toda, não conseguimos dormir nem um minuto, meu nariz sangrou um pouco pela altitude e também pelo ar extremamente seco. Acho que foi a pior noite de nossas vidas até então. Esse é o preco que o altiplano cobra das pessoas que se aventuram por essas bandas.







Fiquei pensando que éramos loucos, mas depois que vi um casal de argentinos nesse carro por aqui, não sei como conseguem achar os lugares e principalmente combustível.






Essa foto acima a Lud (que nao sentiu nada com a altitude) tirou depois do jantar. Fomos presenteados com um espetáculo de música regional boliviana. Eu não pude assistir, pois estava na cama. Todos gostaram muito da apresentacão do grupo. Amanhã continuaremos nossa "saga" ou "martírio" até Uyuni.


































2 comentários:

  1. Nem preciso dizer que estou de cara com isso tudo.. e pensar que nosso tempo era pouco e que passamos pelo lado disso tudo! :(

    estamos seguindo seus passos por aqui..

    ResponderExcluir
  2. As paisagens são lindas mesmos...parece que vcs estão na lua..e a impressão que dá é que está um calor de doer...e na verdade é ao contrário.....felicidades para vcs aí...bjs.Mi.

    ResponderExcluir