sexta-feira, 19 de junho de 2009

DIA 65 - COCHABAMBA - SANTA CRUZ DE LA SIERRA

19/06/09 Saímos de Cochabamba por volta de 8:30 da manhã. A cidade já estava fervendo. Os primeiros 150 km são somente descidas íngrimes e sinuosas. A estrada é uma loucura, alternando vários pontos entre asfalto e terra com pedras. A viagem não rende nada. O movimento de caminhões, ônibus e pequenos carros que fazem transporte público é intenso. Pista única e sem terceira faixa, quase impossível ultrapassar.





Nesse ponto de terra ficamos parados mais de 40 minutos. Os caminhões que estão subindo a serra, não conseguem andar por causa da péssima estrada e tem que parar, depois por ser uma subida muito forte não conseguem arrancar, já que estão pesados. Resultado : Travam tudo!!!!



Continuamos seguindo nesse cenário caótico. A transicão entre o altiplano para as terras baixas da Bolívia é incrível. De repente saimos das altas montanhas entramos na floresta boliviana, densa e verde.




Continuamos descendo e a toda hora uma placa como essa "ZONA GEOLOGICAMENTE INESTABLE"





O clima muda radicalmente quando acabamos de descer. Calor abafado, muita humidade, clima tropical. Alguns kilômetros acima inverno.
























Passamos por vários vilarejos, todos bem pobres e desorganizados. Na estrada uma loucura total. A todo momento cavalos, vacas, cahorros, criancas, bicicletas, motos e tudo mais que você possa imaginar cruza a estrada na sua frente.
































Muitos pontos de pedágio. O valor é cobrado de acordo com a cara do motorista. Sempre depois do pedágio tem um controle policial onde tem que pagar mais alguma coisa. Uma roubalheira total. Absurdo!!!









Olhem o nível do pedágio! Depois de quase 9 horas para percorrer 450 km, ter visto de tudo, todo tipo de loucuras no trânsito, os bolsos quase vazios por causa da estorcão do poder público aqui por essas bandas, chegamos em Santa Cruz de La Sierra. Um bolsão de riqueza e civilidade no meio do nada. É impressionante a diferenca entre a cidade e o resto do país. Você pensa que está em qualquer lugar menos na Bolívia.





































































A Plaza de Armas estava lotada, muito movimento nas ruas. Até o trânsito é um pouco mais organizado. Coisa rara por aqui.






























Depois do jantar fomos dar uma volta pela cidade e encontramos uma mostra de fotografias sobre a guerra de alguns meses atrás que ocorreu aqui na província de Santa Cruz entre apoiadores do governo e oposicionistas.






































As fotos são impressionantes, uma guerra de verdade.

















O dia não foi fácil. Acho que foi a pior estrada até agora de todo o trajeto. Apesar de ser asfalto é um caos. Amanhã seguiremos para o sul da Bolívia e entraremos no norte da Argentina. Espero que a estrada seja melhor, dois dias seguidos com esse tipo de estrada dá para enlouquecer. Amanhã tem mais, valeu!!!





























2 comentários:

  1. amigo, eu morava em santa cruz quando houveram os confrontos, e inclusive nesses registros de foto periodismo que vc fotografou tem a luta dos descapacitados pelo aumento do valor das pensoes, digo que o que me fez voltar pro brasil era o medo. apesar que eu adoro a bolivia se puder quero voltar pra la um dia.
    parabens pela viagem,

    ResponderExcluir
  2. Concordo com quase tudo, mas não com respeito a ser extorquido em pedágio. Já viajei de Santa a Cochabamba e nunca paguei mais que o equivalente a R$10,00, enquanto no Brasil se paga quase o mesmo tanto de pedágio quanto de combustível. Sou Brasileiro, com muito orgulho, mas por favor, retifique o exagero que cometeram contra a Bolivia.

    gomes.odair@gmail.com

    ResponderExcluir