sábado, 20 de junho de 2009

DIA 66 - SANTA CRUZ DE LA SIERRA (BOLÍVIA) - TARTAGAL (ARGENTINA)

20/06/09Na garagem do hotel mais um carro de algum viajante dos muitos que encontramos pela estrada, esse tinha placa da Alemanha, está mais longe de casa do que a gente!!!








Saímos de Santa Cruz bem cedo. Passamos por algumas partes da cidade e parecia que estávamos na Europa. Parece que todo o dinheiro da Bolívia está aqui!





















Rumo ao sul da Bolívia a estrada é excelente, podem acreditar, excelente mesmo!!! Bem sinalizada, sem buracos, pouco movimento, uma maravilha. Com certeza essa é a melhor estrada do país, muito melhor do que várias estradas brasileiras. Tivemos sorte!
























Por todo o trajeto várias fazendas de gado e alguns vilarejos onde a pobreza impera. Cruzamos o Chaco Boliviano. Tudo muito seco e árido, muito parecido com o norte de Minas e o sertão da Bahia.









Como nada é perfeito a roubalheira continua. Na foto acima vocês podem ver essa corda amarela. É a polícia cobrando pedágio. Mais a frente o pedágio de verdade!!!!!! Paga-se de novo, haja dinheiro!!!









Nessa outra foto eu estava pagando ao policial e o cidadão de amarelo é o do pedágio, recebeu também!
















Os 600km percorridos hoje foram perfeitos. A 90 km da fronteira tem um desvio, pois estão construindo uma ponte nova.








Tivemos que atravessar pela linha do trem!












A estrada como já disse é excelente, mas tem muitos animais cruzando a pista, todo cuidado é pouco!



















Estava tudo indo muito bem e a Bolívia nos deu uma bela despedida. Na cidade fronteirica de Pocitos uma verdadeira zona. Exatamente onde se encontra a aduana e a imigracão dos dois países, tem uma feira e a rua fica fechada. Me explica como se fecha uma fronteira para se fazer uma feira? De repente nos vimos no meio de uma multidão! Um boliviano nos viu e disse: É por aqui mesmo, buzina e as pessoas sairão da frente e vão tirar as barracas e tudo mais da frente para vocês passarem, não podia acreditar. Mas só conseguimos passar desse jeito, deu certo mesmo!!!











Esse carro chileno estava entrando na Bolívia e nós saindo. Ficamos travados no meio da multidão!










Após a saída da Bolívia, mais alguns metros e fizemos a aduana Argentina. Demorou demais, uma desordem total.







Na foto acima podemos ver esse ônibus, que segundo uns garotos bolivianos estava parado aí desde ontem, pois não podia passar por causa da feira, e os passageiros lá dentro do balaio cozinhando!
"BIENVENIDOS A BOLÍVIA"







Essa vida é mesmo uma loucura. Essa fronteira até agora foi a mais desorganizada e ao mesmo tempo a mais tecnológica de todas. Nosso carro passou pelo scanner e não precisou ser revistado. Vai entender!!!







Dentro da Argentina as coisas não mudaram muito não, acho que ainda é a influência boliviana, muita desordem e pela primeira vez nesse país tivemos que pagar um pedágio para a polícia. A demora na aduana e imigracão nos fez atrasar muito e tivemos que dormir em Tartagal a 50 km da fronteira. A cidade estava movimentada como sempre acontece aos sábados nas cidades argentinas. Muita gente na rua até tarde. Amanhã seguiremos para a fronteira com o Paraguay. Até lá!!!























Nenhum comentário:

Postar um comentário