sábado, 30 de maio de 2009

DIA 44 - SALTA - TILCARA

29/05/09Saímos de Salta bem cedo, o tempo continuava nublado e bem frio. Pegamos a rodovia até San Salvador de Jujui. Nos controles policiais aqui na Argentina acontece uma coisa que não entra na minha cabeca de jeito nenhum, se estão checando algum veículo os outros ficam parados atrás até que se resolvam a situacão. Não se coloca o carro no acostamento, para-se na pista e quem vem atrás que espere, vai entender!

De Jujui seguimos pelo Vale do Rio Grande, subimos a mais de 2500 m e chegamos a Purmamarca. Pequena cidade indígena famosa por sua montanha de 7 cores.

É impressionante as cores das montanhas. Entramos na cidade e fizemos um passeio ao redor da montanha em um trajeto de 3km. Muito artesanato na praca central, ótimos precos, vale a pena conferir.

22 km mais adiante chegamos a Tilcara, cidade um pouco maior que Purmamarca.

Bem em frente a nossa pousada essa senhora cultivava folhas de coca para vender na praca central.

Depois de deixar as nossas coisas na Pousada saímos para almocar e conhecer Tilcara.

Essas indiazinhas saíram correndo depois que eu tirei essa foto, muito engracado!!!

Bem no "Centro da Cidade" almocamos no restaurante "La Peña", excelente comida e um atendimento de primeira, recomendamos.

Fomos atendidos pela Juaquina, ótima pessoa e super educada.

Continuamos andando pela cidade e por essas bandas um consultório odontológico chama-se "Mecânica Dental"!!!

Aqui os jardins são decorados com cactus!

E as cortinas das janelas decoradas com motivos indígenas, é claro!

Resolvemos visitar as Ruínas de Pukara, a 1 km da cidade. Fomos caminhando pela rua central até a entrada das ruínas.

Muito interessante como eles constroem as casas, os telhados então, são super diferentes.

Bem na entrada existe um jardim botânico de altitude, bem legal!

Filhotes de Lhama.

As ruínas foram parcialmente reconstruídas e do alto se tem uma bela vista de todo o vale.

O ingresso para as ruínas também dava direito a visitar o museu arqueológico.

Por volta de 6:30 da tarde a criancada saiu da escola e encheu as ruas da pequena cidade, todos encolhidos por causa do frio.

Nos hospedamos nas "Cabanas Malka", excelente lugar, quando vierem a Tilcara não deixem de conferir.

Quando anoiteceu o frio piorou muito, chegamos a conclusão que estava mais frio do que em Ushuaia, imaginem!!! Estávamos congelando. Por volta de meia noite quando fomos dormir dei uma conferida e o céu estava estrelado e sem nenhuma nuvem, maravilhoso. Bom sinal pois o dia de amanhã vai ser super importante, será talvez o trajeto mais difícil de nossa travessia. Atravessaremos o famoso Paso Jama, chegaremos até 4800 m e a natureza é quem dá as cartas por lá, vamos ver no que vai dar, valeu!!!